Os modelos de cordas Thomastik Classic N Superlona são muito procurados para utilização em violões para cordas de Nylon.
Muitos têm dúvidas quanto aos diferentes modelos e suas características.
Entenda tudo sobre eles aqui nesse post e veja se é um encordoamento que atende bem às suas necessidades.
Características gerais e indicação
De um modo bem abrangente, as cordas Thomastik Classic N Superlona em todas as suas variações, foram projetadas especialmente para utilização em violões eletroacústicos. Violões que trabalham com captação.
Desta forma, atendem melhor a instrumentos que serão utilizados plugados a algum sistema de captação e amplificação.
São cordas que têm menos brilho cortam frequências médias o que facilita a equalização quando o violão está plugado.
Por outro lado, em violões exclusivamente acústicos, a falta de brilho pode ser inconveniente, sobretudo a quem utiliza violão clássico e executa repertório desse gênero.
Em suma, os modelos Thomastik Classic N Superlona serão melhor indicados a quem procura um som mais fechado (abafado) nos bordões que ressalte a nota fundamental e que não ressoe muitos harmônicos secundários.
São mais procuradas para uso na música popular como MPB, Jazz e outras variações desses gêneros.
Modelos Thomastik Classic N Superlona
As cordas Thomastik Classic N Superlona são produzidas em 4 variações com as seguintes referências (numeração):
- CR127
- CR128
- CF127
- CF128
Os modelos Thomastik Classic N Superlona CR
Os modelos CR têm os bordões (cordas graves) com revestimento round (ROUNDWOUND).
Imagem mostrando detalhe do acabamento em seda azul na ponta dos bordões Thomastik Classic N Superlona CR
Portanto, apesar de manter as características gerais já descritas, eles apresentam um pouquinho a mais de brilho nos bordões quando comparados aos modelos CF.
São produzidos em duas variações: CR127 e CR128. A única diferença entre esses dois modelos está na terceira corda do jogo (corda Sol – G).
No modelo CR127 a terceira corda é produzida em nylon como a primeira e a segunda cordas.
No modelo CR128, a terceira corda é produzida em fibra sintética, um polímero misto de nylon e carbono. Se torna uma corda mais fina (calibre semelhante à segunda corda), mais firme (tensa) e com som mais claro que a corda de nylon.
Por ter essa terceira corda de material diferenciado, esse jogo recebe o nome de Hybrid (híbrido)
Os modelos Thomastik Classic N Superlona CF
Os modelos CF têm bordões com revestimento flat (FLATWOUND).
Imagem mostrando detalhe do acabamento em seda vermelha na ponta dos bordões Thomastik Classic N Superlona CF
Como a Thomastik-Infeld Vienna é uma tradicional empresa da Áustria fabricante de cordas para instrumentos de arco, ela incorporou essa tecnologia para produção dessas cordas para violão.
Ou seja, as cordas Flatwound da Thomastik são de excelente qualidade. Superiores a maioria das outras marcas.
As cordas flatwound têm a vantagem de não produzir ruído ao arrastar os dedos sobre as cordas. Isso pode ser muito útil, sobretudo em gravações.
Também, são bordões mais firmes com menor amplitude de vibração o que permite regulagem de cordas mais baixas (ação baixa) sem que ocorra o inconveniente do trastejar. Isso pode proporcionar um violão com muito conforto para tocar.
São bordões de durabilidade muito superior à média em função do tipo de revestimento (flat) e do material que é uma liga de cromo e aço.
Mais ainda que às CR, as CF têm timbre bem fechado com grande corte de médios e agudos mantendo praticamente apenas a nota fundamental e cortando quase todos os outros harmônicos secundários. Devem ser usadas para instrumentos com captação. Não soam bem em violões estritamente acústicos.
Músicos que utilizam violões de corpo sólido como os Modelos Godin, Yamaha Silent dentre outros procuram e aprovam muito esse modelo.
Os modelos de violão de corpo sólido, como os Godin, soam muito bem com as cordas Thomastik Superlona Flatwound
São produzidos em duas variações: CF127 e CF128. Aqui também, a única diferença entre esses dois modelos está na terceira corda do jogo (corda Sol – G).
O Modelo CF128 apresenta a terceira corda (Sol – G) com revestimento flat como os bordões. É o jogo mais famoso e mais utilizado dentre os modelos Superlona.
Essa corda encapada é muito procurada para quem costuma fazer linhas de baixo que se estendem até a terceira corda. Por isso, são muito apreciadas pelos músicos do Choro e Samba.
Já o modelo CF127, apresenta todas as primas em nylon, sem revestimento.
O equilíbrio de timbre das primas desse jogo se torna ideal para quem o utiliza para acompanhamento com acordes cheios sem muitas linhas melódicas de baixos.
Agora que você já conhece tudo sobre os modelos de cordas Thomastik-Infeld Vienna Classic N Superlona, escolha a que atende melhor às suas necessidades.
A ENCORDA ACESSORIOS MUSICAIS é importadora oficial da Thomastik no Brasil. Acesse nossa loja virtual para adquirir suas cordas com segurança.
Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e mantenha-se informado.
Compartilhe com amigos em suas redes sociais!!
Até a próxima.
Quero conhecer o som dessas tomastik 127 tensão média
Olá Vanderlei.
Fica o link aqui para você poder adquirir e testar:
https://www.encorda.com.br/produto/cordas-thomastik-classic-n-superlona-cf127-violao-nylon-flat/
Abraço