Música, Rogério Schmidt

6 dicas essenciais de como limpar as cordas do violão

como limpar as cordas do violão

É importante observar alguns cuidados com o violão, pois isso ajuda a conseguir sempre o melhor som que ele pode oferecer. Por esse motivo, é preciso saber como limpar as cordas do instrumento corretamente, o que é fundamental para a sua preservação.

Esse passo é necessário porque com o tempo as cordas acumulam poeira e resíduos deixados pelas mãos do violonista. Nesse sentido, caso o cuidado seja negligenciado, as cordas tendem a durar menos, além de haver o risco de danos permanentes ao instrumento.

Se você quer manter o seu violão sempre em perfeito estado e prolongar a vida útil das cordas, continue a leitura e confira 6 dicas importantes para a sua limpeza.

1. Passe um pano seco em todas as cordas

Usar uma flanela limpa e seca em todas as cordas é o passo mais básico da limpeza do seu instrumento. Isso precisa ser feito sempre que ele for usado, para eliminar os resíduos deixados pelas mãos, como suor e oleosidade.

Para isso, encaixe a flanela embaixo das cordas e envolva a parte de cima também. Em seguida, deslize o tecido por toda a extensão do braço, para remover o excesso de sujeira. Na sequência, você pode passar o mesmo pano em cada uma das cordas. Além disso, toda a madeira do instrumento precisa ser limpa sempre que ele for usado.

2. Use pincel ou escova de dentes macia em áreas difíceis de serem alcançadas

Além da limpeza básica das cordas com a flanela, você pode usar um pincel ou uma escova de dentes com cerdas macias para eliminar a sujeira que fica nas áreas mais difíceis de serem alcançadas, como as tarraxas e as pestanas.

Esse cuidado é fundamental para evitar que sejam acumulados resíduos em áreas mais delicadas do instrumento. Isso pode causar prejuízos no longo prazo, que muitas vezes só podem ser solucionados por um luthier.

3. Use produtos próprios

Além do pano seco e do pincel, também podem ser usados produtos específicos para a limpeza do violão e de suas cordas, se houver a necessidade. Eles são interessantes para os casos em que existe muito acúmulo de sujeira, quando o instrumento fica em regiões mais secas e também para preservar a madeira. Conheça as opções mais comuns disponíveis no mercado.

Líquidos de limpeza

Os líquidos para limpeza de violão ajudam a remover sujeiras mais superficiais, mas que ainda não podem ser eliminadas apenas com o pano seco. É importante que seja usada uma quantidade pequena, para evitar que as cordas fiquem escorregadias ou que enferrujem.

Pasta de polimento

A pasta de polimento é uma opção para quem deseja deixar a madeira com a cor mais intensa, além de ser eficaz para a limpeza. Porém, não deve ser usada em áreas com rachaduras ou em madeira crua, pois pode deixar marcas esbranquiçadas.

Limpador de cordas e lubrificante

O limpador para cordas com efeito lubrificante pode ser bom para prolongar a vida útil delas, além de preservar as escalas. Ele geralmente tem uma aplicação bem simples, mas também é importante evitar o excesso, pois isso pode trazer danos.

Óleo de limpeza e proteção de cordas Pirastro (String Care)

Óléo para limpeza e conservação de cordas Pirastro String Care

Óleo de carnaúba

O óleo ou a cera de carnaúba são boas opções caso o violão seja feito de material mais rústico. Eles ajudam a hidratar o instrumento, previnem o acúmulo de poeira e deixam a sua cor renovada.

É importante destacar que deve haver um cuidado especial ao escolher os produtos que serão usados na limpeza do instrumento. Isso porque nem todos podem ser aplicados nas cordas. Assim, é importante avaliar as orientações do limpador, bem como o material das cordas usadas, para saber se existe compatibilidade.

Também é preciso ressaltar que os itens aplicados devem sempre ser específicos para essa finalidade. Sob nenhuma hipótese devem ser utilizados produtos de limpeza doméstica nos instrumentos.

4. Faça a limpeza com frequência

O cuidado indicado na primeira dica deste post é importante sempre que o instrumento for usado. Mas, ainda que ele fique parado, é preciso fazer uma limpeza simples com alguma frequência para garantir a sua proteção. Inclusive, eventualmente é necessário que isso seja feito de maneira mais cuidadosa e completa.

Não existe uma frequência determinada para limpar o instrumento, isso varia de acordo com a disponibilidade e a preferência de cada músico. Contudo, é importante não deixar que surjam ferrugens ou que a sujeira se torne excessiva.

Uma dica importante para evitar o acúmulo de resíduos nas cordas do violão é sempre lavar as mãos antes de tocá-lo. Isso retira boa parte das impurezas que podem ser transferidas para o instrumento.

5. Evite arranhões no instrumento

Além de saber como limpar corretamente as cordas do violão, é preciso tomar cuidado com o restante do instrumento. Para evitar que a madeira seja arranhada, é fundamental sempre usar materiais macios na hora da limpeza e não fazer isso com muita força. Também é importante não usar acessórios ásperos ao manusear o instrumento musical, o que poderia provocar arranhões.

6. Evite exposição ao sol e à umidade

O armazenamento adequado do violão é importante por vários motivos, e o principal deles é a prevenção de danos provocados por agentes externos como sol e umidade. Isso pode fazer com que as cordas fiquem enferrujadas, além de danificar de forma permanente o corpo do instrumento.

Por esse motivo, é fundamental que ele seja guardado em um local com temperatura moderada e em suporte adequado. As cordas não precisam ser afrouxadas quando ele não for usado, uma vez que é preciso manter a tensão e a regulagem estáveis para preservar a sua estrutura. Por isso, é interessante afinar o violão mesmo quando não for tocar.

Agora que você já sabe como limpar as cordas do violão da maneira mais adequada e também como preservar o seu instrumento, é preciso encontrar o encordoamento ideal para as suas necessidades. Afinal, a qualidade do seu kit faz toda a diferença no som alcançado e na durabilidade. Você pode encontrar as melhores cordas na loja da Encorda.

Conheça as nossas opções de cordas para violão e consiga o melhor som com o seu instrumento.

6 thoughts on “6 dicas essenciais de como limpar as cordas do violão

  1. faustino oliveira disse:

    Muito bom, eu tinha costume de usar alcool na limpeza das cordas, agora ja sei como fazer isto corretamente , valeu a informação .

    1. Rogério Schmidt disse:

      Joia Faustino. Gratos em contribuir! Abraço

  2. Geraldo Ribeiro de Carvalho disse:

    Meu violão está com marcas profundas no braço,tem como tira-las?

    1. Rogério Schmidt disse:

      Olá Geraldo.
      Precisa levar a um luthier de sua confiança para avaliação.

  3. Vlamir Belfante disse:

    Se a limpeza das cordas for feita com vaselina ou cera de carnaúba, procede que deixará uma camada protetora, mesmo após passarmos a flanela por diversas vezes, limpando-as, não deixando transparecer qualquer oleosidade?
    Muito agradecido.

    1. Rogério Schmidt disse:

      Olá Vlamir.
      Essa é uma das opções. Mas o fabricantes sugerem que é mais seguro utilizar produtos específicos e com bom controle de qualidade produzidos para essa finalidade. Exemplo, é o óleo da Pirastro que indicamos em nosso site e colocamos aqui no post.
      Estamos à disposição.
      Att

Deixe um comentário