Cada corda de violino possui uma espessura ou calibre diferente.
Por isso você pode afinar as cordas em uma altura certa para produzir o som desejado.
Para a maioria dos músicos, parece óbvio que a corda mais grave (sol ou quarta corda) é sempre a mais grossa e as demais vão se tornando mais finas até a mais aguda (mi ou primeira corda).
Porém, essa regra não funciona em todos os casos.
Se você já abriu um jogo de cordas e percebeu, por exemplo que a corda ré estava mais fina que a corda lá, isso não se trata necessariamente de um defeito de fabricação.
Entenda o porquê lendo esse post!
Calibre ou Espessura da corda de violino
O calibre ou espessura das cordas é uma medida que indica se a corda será mais fina ou mais grossa.
É a distância do diâmetro da circunferência que se forma quando cortamos uma corda transversalmente.
Apesar de parecer complicado, com a figura, fica fácil de entender:
Desta forma, em princípio, quanto mais grossa for a corda, mais grave será o som que ela irá produzir.
Entretanto, há uma outras variáveis importantíssimas que irão interferir diretamente na produção do som. Dentre elas, as mais importantes serão:
- a matéria prima utilizada na fabricação – qual material é utilizado
- o tipo de estrutura de construção – como esses materiais são utilizados
1- Matéria prima
As fábricas de cordas utilizam uma infinidade de materiais e suas combinações para produzir seus produtos.
Assim as cordas têm diferentes materiais para o núcleo (centro da corda) e para o revestimento que é enrolado em torno do núcleo.
Dentre esses materiais, os mais comuns são:
- orgânicos: tripa de animal, catgut
- ligas sintéticas: nylon, perlon, fluorocarbono
- metais: alumínio, aço, prata, ouro, cromo, tungstênio, platina, estanho, níquel etc. Esses metais quase sempre estão combinados em ligas.
2- Estrutura
Em geral, há dois tipo de construção:
- sólida – a corda é um monofilamento, ou seja, um único fio. Esse tipo de corda é mais comum para a corda mi.
- núcleo com revestimento – nesse caso, a corda tem um núcleo que pode ser sólido ou multifilamentar e tem um revestimento externo que recobre o núcleo.
Por que uma mesma corda de violino pode ter espessura ou calibre diferente?
Vamos dar o exemplo da corda ré do violino.
Para que a corda ré seja afinada na sua altura correta ela precisa ter uma estrutura que ao ser esticada atinja uma tensão (peso) que permita a emissão do som da nota ré.
Para que isso ocorra, a corda tem uma massa específica. Dependendo do material de construção, para atingir essa massa, o fabricante irá utilizar maior ou menor volume de matéria prima.
Portanto, se o material empregado tem pouca densidade ou seja, se é um metal mais “leve e maleável” como o alumínio por exemplo, será necessário maior quantidade de matéria prima para atingir a massa ideal que gere tensão adequada para afinar a corda.
Se a mesma corda ré tiver revestimento em prata, ela será consideravelmente mais fina pois a prata é mais densa.
Por isso os jogos de cordas de violino que contém cordas com materiais diferentes terão diferenças significativas de espessura.
Por exemplo, é muito comum jogos que apresentam a corda lá revestida em alumínio e corda ré revestida em prata. Nesse caso a espessura da corda lá é maior que a espessura da corda ré.
Nos jogos da Thomastik-Infeld Vienna, essas variações são muito frequentes. Principalmente nos modelos com corda ré em prata ou monel e lá em alumínio como: linha Vision, Dominant 135A, Peter Infeld, Alphayue dentre outros.
Em suma, a ideia da espessura decrescente das cordas da corda sol para a corda mi é válida somente nos casos em que todas as cordas do jogo apresentam o mesmo material e estrutura de fabricação.
ATENÇÃO!!
Muitos violinistas e mesmo alguns luthiers pouco experientes ao ver uma corda lá mais grossa que a ré acreditam que a fábrica errou ao separar e embalar as cordas do jogo.
Se você já se deparou com isso, não se trata de defeito, nem houve troca de cordas no jogo. E tenha muito cuidado, pois se você achar que está trocado e instalar a corda ré (mais fina) na posição da corda lá, ela muito provavelmente irá romper! Assim como a corda lá na posição da corda ré não irá soar adequadamente.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário, sugestão ou crítica!
Assine já nossa newsletter para ter acesso a outros conteúdos sobre instrumento de cordas!
Segue um vídeo ilustrativo sobre a diferença entre calibre das cordas. Aproveite!
Bom dia .
Ao comprar cordas para violino de diversos tamanhos…qual o tamanho do jogo de cordas para cada tamanho do instrumento.
Desculpem minha ignorância !
Atenciosamente.
Olá Francinir, tudo bem?
Você precisa verificar nas especificações do jogo de cordas para violino se ele tem o tamanho indicado.
Quando não há indicação, nos modelos da Thomastik-Infeld, o tamanho é o 4/4. Ou seja, o tamanho padrão é 4/4. Nos jogos para esse tamanho de violino não virá a indicação de 4/4.
Quando os violinos são de tamanhos fracionais, a indicação virá na referência da corda. Aparece indicado na embalagem mesmo.
Por exemplo: o Modelo Alphayue AL100 será para violino 4/4. Se você quiser o mesmo modelos para um violino 1/2, a referência será Alphayue AL100 1/2, se for para 3/4 será Alphayue AL100 3/4 e assim por diante.
Espero ter esclarecido a sua dúvida. Se precisar de algo sobre os produtos mais é só mandar mensagem aqui ou entrar em contato direto por meio de nosso Whatsapp.
Abraço.