Música, Rogério Schmidt

Saiba agora mesmo como identificar cordas musicais falsas

cordas musicais falsas

Para começar, talvez você esteja se perguntando: é comum encontrar cordas musicais falsas? Sim, infelizmente isso acontece e é mais comum do que muitas pessoas imaginam. A verdade é que qualquer produto com um preço mais elevado está mais sujeito a esse tipo de problema, pois permite que os falsificadores economizem com a qualidade, vendam mais barato e, ainda assim, consigam altos lucros.

O problema é que o preço elevado é resultado de um valor superior, ou seja, as boas marcas são valorizadas e desejadas pelo som que produzem e esse valor tem um preço, bem como os materiais utilizados, a mão de obra talentosa e assim por diante. Vejamos então o que você precisa saber para evitar problemas!

Preço

Apesar de desejarmos os produtos de maior qualidade, quem não gosta de uma promoção? O problema é quando uma corda que pode ser vendida no mercado por algo em torno de R$ 400, como é o caso de modelos específicos Thomastik, é oferecida por um preço muito inferior.

Nesse tipo de situação, você tem todos os motivos para desconfiar. Além disso, é mais raro, para não dizer que não pode acontecer em hipótese alguma, encontrar produtos falsificados por preços equivalentes aos originais.

Embalagem de qualidade

O maior problema dos produtos falsificados é a baixa qualidade, que compromete a sonoridade e a tocabilidade do instrumento. O que acontece é que, se esse problema afeta a corda, o mesmo ocorre com a embalagem.

É comum encontrar falhas de impressão, plásticos de revestimento com rebarbas, selagem precária e um aspecto visivelmente mais grosseiro. Até mesmo erros de escrita podem ser encontrados com uma observação mais atenta.

Sites confiáveis

O problema desse tipo de pista, como o da embalagem, é que você não vai poder verificá-lo antes de receber o produto. Por isso, as compras online exigem cuidados adicionais, mas não comprometem a sua avaliação. Afinal, se um falsificador faz produtos de qualidade inferior, até mesmo na embalagem, por que elaboraria um bom site?

É muito comum, inclusive, que esses produtos sejam comercializados por meio de sites de anúncios e não no da própria empresa, pois isso dificulta que o falsificador seja encontrado. As redes sociais também são um meio comum. Elas são usadas para divulgação em vários casos, mas as empresas sérias oferecem a conclusão da compra em seu próprio site e não solicitam depósitos bancários, por exemplo.

Formalidades

Aliás, se o seu fornecedor aceita cartão de crédito, você já tem uma pista de que está tudo certo, ainda que não seja um garantia infalível. Por isso, você pode investigar outros detalhes para reforçar sua segurança, como a emissão de nota fiscal. Ela é um comprovante da transação, o que permite que você procure os seus direitos e, principalmente, certifique que o fornecedor é confiável e que os produtos provém de importação legalizada. Muitos enviam declarações de conteúdo que se trata apenas de um documento de circulação e que não tem nenhuma garantia de fiscalização formal.

Outras característica das empresas confiáveis é a formação de parcerias, seja com as marcas mais conhecidas, seja com músicos. Nenhum artista de renome vai se aliar a uma loja que vende cordas falsificadas. Lembre-se: o falsificador procura se manter incógnito. Ele não quer aparecer para não se comprometer, pois sabe que o seu crime é grave e pode ter consequências, o que faz com que o preço baixo seja o único recurso que ele tem para enganar você. Exija documentação ao invés de acreditar em informações como “pode confiar”.

Agora que você tem as informações que precisa para evitar a compra de cordas musicais falsas, você sabia que a Encorda é a importadora e distribuidora oficial da Thomastik-Infeld Vienna, a famosa marca austríaca de cordas para múltiplos instrumentos de corda – violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, guitarra, baixo elétrico e cavaquinho. Até mesmo algumas lojas de instrumentos brasileiras compram conosco pela confiabilidade garantida de nossa distribuição.

Acesse o nosso site e confira nosso catálogo para os instrumentos de corda.

Deixe um comentário