Dicas

Cordas para Violão de Aço – flat, round, bronze, phosphor bronze – saiba tudo

cordas para violão de aço como escolher

Você já deve ter percebido e se perguntado: por que há tantos tipos de cordas para violão de aço?

Essas cordas, mesmo sendo chamadas de forma genérica como “cordas para violão de aço” são feitas tem aço como matéria prima predominante mas contém muitos outros materiais agregados.

Além disso, estrutura de construção é muito variada.

Essas diferenças na fabricação irão fazer com que as cordas de aço tenham características sonoras e tocabilidade diferentes.

Muito importante você saber desses detalhes no momento de escolher o jogo de cordas ideal para você e seu violão.

1 – Construção das corda para violão de aço – estrutura

Há, basicamente dois tipos de cordas de aço: as planas (plain strings) e as encapadas ou revestidas (wound strings)

1.1 – Cordas planas (plain strings)

São feitas de um único filamento sólido de aço. Podem ou não receber um leve banho de algum metal complementar como o zinco ou latão.

No violão de aço as cordas planas, são as mais finas. Quase sempre, apenas a primeira (mi) e segunda (si) cordas. A terceira corda, eventualmente é plana mas na maioria dos jogos, já possui revestimento.

1.2 – Cordas encapadas / revestidas (wound strings)

A variedade de tipos de cordas de violão revestidas (encapadas) é o que gera maior diversidade de modelos. É em função disso que as marcas possuem dezenas de tipos de cordas para violão de aço.

Essas cordas possuem a estrutura dividia em: núcleo e revestimento

1.2.1 – Núcleo

É a parte interna da corda. Quase sempre é feita de aço sólido.

Se fizermos um corte transversal no núcleo, ele poderá ter duas formas:

  • Núcleo round – o corte transversal é um círculo. O núcleo é liso como um fino cilindro.
  • Núcleo hexagonal – o corte transversal é um hexágono. O núcleo é facetado ao longo de sua extensão.

 

núcleo de cordas para violão de aço

Figura mostrando cordas de mesmo tipo de revestimento (flat) com núcleos diferentes

 

Influência do tipo de núcleo no resultado sonoro

As cordas de núcleo hexagonal tendem a produzir som mais brilhante e focado. Som focado é mais direcionado, ou seja, a nota fundamental chega com mais clareza ao ouvinte.

Já quando o núcleo é round, a corda tende a gerar um som mais redondo e difuso por produzir mais harmônicos secundários.

1.2.2 – Revestimento

É a parte da superfície da corda que é enrolada em torno do núcleo deixando-o encapado.

Existem muitos tipos de revestimento. Mas os mais comuns são:

  • Revestimento round – trata-se de um filamento metálico que é enrolado ao redor do núcleo. Deixa a superfície da corda rugosa.
  • Revestimento flat – trata-se de uma fita metálica que é enrolada sobre o núcleo. A superfície da corda fica lisa.

 

cordas flat e round

Figura mostrando cordas de mesmo tipo de núcleo (hexagonal) com revestimentos diferentes

 

Influência do tipo de revestimento no resultado sonoro

As cordas de revestimento round são as mais comuns. Tendem a produzir som com brilho equilibrado e o resultado final vai depender muito do material empregado no filamento de revestimento como veremos abaixo.

Já as cordas de revestimento flat, são um pouco mais raras. Tendem a produzir som mais escuro, levemente abafado, com graves robustos e cheios. São muito procuradas para gêneros do Jazz e afins.

Há modelos tanto de cordas round como flat que trazem revestimentos intermediários que são colocados entre o núcleo e o revestimento externo. O mais comum, é utilizar seda. Isso traz mais suavidade ao som e ao toque das cordas. São muito empregadas para fingerstyle.

 

2 – Matéria prima de cordas de violão de aço

Pode parecer óbvio que o aço é o material utilizado para fabricar as cordas.

De fato, ele é predominante. A estrutura química do aço empregado, já é um ponto chave.

Aço com maior porcentagem de carbono traz mais resistência física e oxidativa e permite maior flexibilidade às cordas. Isso já é um grande diferencial na qualidade dos encordoamentos.

Entretanto, em relação à sonoridade, os outros metais empregados, sobretudo no revestimento, é que irão determinar o timbre.

Além do aço, os mais comuns são: bronze,  liga de fósforo e bronze (phosphor bronze), níquel, liga de cobre e prata, cromo etc.

O bronze é uma liga de cobre e zinco. Há diferentes concentrações dessa relação. Assim, Bronze 80/20 tem 80% de cobre e 20% de zinco. Bronze 85/15 tem 85% de cobre e 15% de zinco.

Já a liga Phosphor Bronze tem mais de 90% de cobre, menos de 10 de zinco e um pequeno percentual de fósforo na liga.

Influência do material de revestimento no resultado sonoro

Abaixo, apresentamos uma escala de brilho conforme os tipos de materiais empregados no revestimentos das cordas de aço para violão.

Quanto mais a esquerda, o timbre terá mais profundidade nos graves com menor brilho. O centro tende a a timbre mais equilibrado e para direita, teremos os materiais que trazem mais médio e agudos enriquecendo o brilho das cordas.

 

 

3 – Calibre (tensão) das cordas

Há uma diferença entre calibre e tensão.

Calibre diz respeito à espessura da corda. Maior calibre, corda mais grossa e menor calibre, corda mais fina. É medido em milímetros (mm) ou polegadas (“). É a forma mais comum de se referir a qual variação se procura dentro de um mesmo modelo de cordas.

Tensão refere-se a quanto peso a corda vai exercer sobre os pontos de apoio do violão (ponte e pestana) ao ser esticada para afinar.
É medido em kilogramas (Kg) ou libras (lbs).
A tensão também é nomeada por termos como leve (light), média (medium) etc.
Mas para cordas em geral, é sempre melhor verificar a medida em Kg ou libras. É uma maneira mais precisa de comparação.

Quase sempre essas duas coisas estão diretamente relacionadas. Se uma corda é mais grossa, ela será terá maior tensão. isso desde de que as cordas sejam feitas pelo mesmo material.

Ou seja, podemos ter corda de mesmo calibre mas com tensão diferente se os materiais e a construção forem diferentes.

Cordas com maior calibre e tensão tendem a gerar som mais potente, entretanto, são mais pesadas para tocar, pois são mais rígidas, menos flexíveis. Por outro lado, cordas de menor tensão  e calibre, se tornam mais macias, mais fáceis para tocar e geram som mais suave.

Os calibres e tensões mais comuns dos conjuntos de cordas de aço são:

  • Extra light: .010″ .014″ .023″ .030″ .039″ .047″
  • Custom light: .011″ .015″ .023″ .032″ .042″ .052″
  • Light: .012″ .016″ .025″ .032″ .042″ .054″
  • Medium: .013″ .017″ .026″ .035″ .045″ .056″
  • Heavy: .014″ .018″ .027″ .039″ .049″ .059″

Agora que você já sabe tudo sobre as características de uma corda de aço para violão, basta observar nas descrições dos modelos esses detalhes que farão toda diferença na sonoridade que você busca.

 

cordas para violão de aço

 

Ao pesquisar, verifique se as descrições estão detalhadas, se informe e tenha sua experiência para tirar suas próprias conclusões. Afinal, cada tipo de encordoamento vai responder de forma particular a cada tipo de violão.

Compartilhe o conteúdo com amigos nas redes sociais e inscreva-se em nossa newsletter para receber conteúdos semelhantes.

Deixe um comentário