A busca por sonoridades diferenciadas visa ampliar o leque de possibilidades para variações em música. Neste post, iremos abordar o que é harmonia quartal, como montar o campo harmônico quartal e sua aplicação prática.
Leia e pratique!
O Sistema Tonal
O sistema tonal foi consolidado com acordes gerados a partir da superposição de terças. Inicialmente, esses acordes eram formados por três notas sobrepostas sendo denominados tríades.
Por exemplo, o acorde (tríade) de dó maior (C) é resultado da execução simultânea (ou sucessiva no caso de ser arpejado) das notas DÓ- MI – SOL que guardam entre si intervalos de terça:
- dó-mi: terça maior
- mi-sol: terça menor
Campo Harmônico Tonal
Os acordes (tríades) tonais são os blocos de construção da harmonia ocidental. A montagem de acordes usando as notas de uma escala, “empilhando” as terças em cada uma dessas notas, gera o que se denomina: campo harmônico de uma tonalidade.
Posteriormente, de forma evolutiva, o sistema tonal passou a incluir a sobreposição de outras terças.
No exemplo em Dó, ao acrescentarmos uma terça maior acima de sol, teremos como resultado uma tétrade (sobreposição de quatro notas): DÓ – MI – SOL – SI.
Desta forma, teremos agora, um campo harmônico expandido com com acordes contendo a sétima.
O que é Harmonia quartal?
No entanto, a forma de construção de tétrades no sistema tonal, é apenas uma das possibilidades de sobreposição.
De fato, antes mesmo do estabelecimento do sistema tonal, as primeiras sobreposições de notas apresentavam intervalos de oitava, quinta e quarta. Por exemplo, historicamente, temos os cantos Gregorianos onde esses intervalos são frequentemente apresentados.
A harmonia quartal se baseia na geração de acordes sobrepondo intervalos de quarta. Entretanto, diferente do sistema tonal que utiliza quase que exclusivamente as escalas tonais, a harmonia quartal explora também os modos.
Campo harmônico quartal
Uma maneira bem objetiva de gerar acordes quartais é tomar por referência o campo harmônico de dó maior (em tétrades) e transformá-lo em um campo harmônico de dó jônio quartal.
Inicialmente precisamos montar o campo harmônico de dó maior no sentido horizontal do braço da guitarra ou violão, como no exemplo abaixo.
O passo seguinte consiste em acrescentar duas notas em cada acorde – quartas e sextas, adaptando a digitação. Por exemplo, o acorde de Dó Maior (C) receberá as notas fá (quarta) e lá (sexta) que resultaram da sobreposição de quartas: DÓ – FÁ – SI – MI – LÁ
Para que serve a harmonia quartal?
Vamos falar inicialmente de três características que fizeram com que a harmonia quartal se transformasse em um novo ingrediente no contexto das harmonias tonais e modais.
- A distribuição por quartas tem uma sonoridade muito marcante e distinta do contexto tonal, e isso por si só já produz o efeito de contraste em progressões e acordes já “gastos” pelo uso…
- A interação dos acordes quartais como com os acordes tonais (tríades e tétrades) resulta em um algo mais complexo, refinado, pois agrega notas de tensão originalmente inexistentes.
- A harmonia quartal permite uma movimentação diferenciada das vozes dos acordes, graças a uma maior facilidade na montagem e transição dos acordes, associadas à sonoridade modal, menos atrelada a questões de preparação e resolução, como na música tonal.
Como aplicar Harmonia Quartal?
Segue uma vídeo aula em que o assunto Harmonia Quartal é abordado de forma prática para guitarra.
Estudo dirigido – Harmonia quartal
Depois de executar o campo harmônico de dó jônio quartal, o próximo passo é utilizar a backing track abaixo para experimentar a movimentação destes acordes.
Nesse estudo, procure deixar sua intuição como guia…
Experimente:
- imitar o grove da banda…
- ataques sustentados…
- arpejar…
- e o que mais der vontade…
Muito boa a aula. Muito instrutiva e motivadora para aprofundamento no conhecimento musical. Estou também pesquisando os conceitos das escalas pentatônicas .
Parabéns pelo vídeo muito bem feito.
Gratos Alberto. Temos alguns post sobre pentatônicas:
https://www.encorda.com.br/blog/o-que-e-escala-pentatonica/
https://www.encorda.com.br/blog/improvisacao-com-pentatonicas/
Aproveite!
aA harmonia quartã tem indicado somente em DO maior, também pode aplicar no modo menor? e qual seria a formula de aplicação de modo menor. no tonal e t,st,ttt,st, t maior e menor tt,st.tt.st,t
Olá Felix. Sim pode ser aplicado ao modo menor. Sobrepondo quartas ao invés de terças. Como citado no artigo, a harmonia quartal terá comportamento e sonoridade modal.
A distribuição de tons e semi tons será distinta para cada acorde.
Muito Boa está aula ( harmonia quartal)
Gratos Rodrigo.
Seja sempre bem-vindo! Abraço