Paulo Gekas

Improvisação com pentatônicas – aprenda de forma prática aqui!

Improvisação com pentatônicas - aprenda de forma prática aqui!

Este conteúdo tem por objetivo ensinar as bases de improvisação com escalas pentatônicas.

Assim, oferecemos aqui, dicas básicas importantes a você, estudante de guitarra e violão, a fim de torná-lo apto a utilizar escalas pentatônicas com propriedade e segurança.

Aproveite!

Improvisação com pentatônicas – construção de melodias

As melodias, em geral, são formadas a partir de dois elementos ou “blocos” construtores fundamentais:

  • Arpejos
  • Escalas

Desta forma, os arpejos melódicos são formados por uma sequência de nota de um mesmo acorde. Por exemplo, o arpejo da tríade maior de Dó.

DÓ – MI – SOL – DÓ

Improvisação com pentatônicas - aprenda de forma prática aqui!Por outro lado, as escalas são formadas, na maioria de vezes por uma sequência de graus conjuntos, ou seja, notas em sequência. Como por exemplo, segue a escala mais conhecida por todos:  a escala de dó maior.

DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI – DÓ

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Pentatônica – misto de escala e arpejo em uma única escala!

A escala pentatônica apresenta uma estrutura composta por graus conjuntos e intervalos de terça. Além disso, adiciona os cromatismos produzidos pelas blue notes.

 

Improvisação com pentatônicas - aprenda de forma prática aqui!

 

Desta forma, temos como resultado uma rica síntese de possibilidades melódicas.

Em suma, pode-se dizer que é a escala mais equilibrada de todas, pois, seus elementos permitem produzir variedade garantindo a unidade, requisitos fundamentais de toda a melodia bem construída.

Portanto, o entendimento e a aplicação da escala pentatônica é fundamental para fluidez do discurso musical no contexto dos múltiplos gêneros que compõe o que denominamos como música popular.

Dito isso, vamos à prática!!

Estudo dirigido – Improvisação com Pentatônicas

Para o estudo da improvisação, o domínio da execução de pentatônicas é imprescindível.

Para esse fim, oferecemos uma maneira “musical” de trabalhar esse rudimento tão importante e complexo.

Apesar de sua importância e de sua sonoridade “agradável”, o estudo isolado mesmo sendo tecnicamente simples, já que é uma escala “super” anatômica (no caso do violão e da guitarra), se faz necessário experimentar sua sonoridade em um contexto musical mais amplo.

Esse contexto, nesse caso, será a forma blues e as pentatônicas serão inicialmente as blues menores de lá, ré e mi.

De início, o primeiro é a execução sucessiva das notas da escala observando o padrão rítmico shuffle, mais precisamente as colcheias.

Improvisação com pentatônicas - aprenda de forma prática aqui!

Outro aspecto importante é perceber que a quantidade de notas de cada escala será definida conforme a duração de cada acorde da forma blues.

Conclui-se portanto, que essa atividade permite refinar não apenas a digitação da escala, mas também, permite aprofundar a memória do padrão rítmico, dos acentos e da forma musical em um sentido amplo.

Segue a vídeo aula demonstrando a atividade prática para você experimentar:

 

Atenção!

Um cuidado especial deve ser dedicado aos procedimentos de estudo, pois trata-se de um conteúdo que deve ser digerido aos poucos, promovendo uma entrada no estudo de improvisação com qualidade e sem prejuízo do prazer de estudar música.

Plano de estudo – Improvisação com pentatônicas

Conteúdo:

  • Pentatônica blues menor.
  • Colcheias shuffle.
  • Forma blues.

Metodologia:

  • Revisar base da forma blues;
  • Revisar a duas digitações da pentatônica blues menor (modelo de E e A);

 

Improvisação com pentatônicas - aprenda de forma prática aqui!

 

Improvisação com pentatônicas - aprenda de forma prática aqui!

 

Improvisação com pentatônicas - aprenda de forma prática aqui!

 

  • Decorar o padrão rítmico (colcheia shuffle) a ser aplicado na pentatônica;Improvisação com pentatônicas - aprenda de forma prática aqui!
  • Escolher a sequência de notas das escalas;
  • Praticar sem e com o backing track;

Rotina de Estudo

1º dia
10 min. Revisar a forma blues;
10 min. Revisar as pentatônicas;
10min. Decorar o padrão rítmico;
10min. Descanso (modo difuso) e outras atividades.

2º dia
10min. Escolher a sequencia de notas das escala e aplicar o padrão rítmico (apenas na primeira parte da forma blues – o primeiro acorde)
5min. Tocar com o backing track

3º dia
20min.Repetir o passo a passo do dia anterior acrescentando as pentatônicas da segunda parte da forma sobre, neste caso, os acordes de D7 e A7.

4º dia
25min. Mesmo procedimento do dia anterior e depois aplique as pentas na terceira e última parte da forma, sobre os acordes de E7, D7, A7 e E7.

5º dia
10 min. Tocar com o backing track (link na descrição da vídeo aula)

Comemore!!!

Você está criando uma memória profunda sobre o assunto improvisação sobre a forma blues.

 

Atividades complementares:

  • Solfeje tudo!
  • Modifique a ordem das notas das escalas!
  • Acrescente pausas!
  • Imagine-se tocando (com o backing track)
  • Escreva o exercício.
  • Grave um vídeo tocando com a backing track e faça sua auto avaliação. Envie para seu professor e para seus amigos explicando o que fez!

Referências bibliográficas

  1. Gekas, Paulo. Percorrendo o enigma dos cinco sons: o uso da escala pentatônica na música ocidental. Udesc, 2001
  2. FARIA, Nelson; CHEDIAK, Almir. Acordes, arpejos e escalas para violão e guitarra. 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: Lumiar Ed., 1999. 85 p. ISBN 8585426470.
  3. KODAMA, Marcia Kazue. Tocando com concentração e emoção: a psicologia e a neurofisiologia ajudando o intérprete. São Paulo: Editora Som, 2008.
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About Paulo Gekas

Paulo Gekas é violonista, guitarrista, arranjador, compositor, professor e diretor musical, licenciado em música e mestre em educação e cultura pela UDESC.

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