Música

Os 5 melhores violinistas do mundo e seus maiores feitos

melhores violinistas do mundo

Sabemos que listar os melhores violinistas do mundo pode ser uma tarefa complicada. Afinal, quais critérios usar? A capacidade de extrair emoção das cordas ao interpretar melodias de mestres da composição? A técnica? A capacidade de inovar? Ou um conjunto com essas e outras qualidades?

Naturalmente, a comparação pode ser realmente difícil e ingrata. Por isso, não pense neste texto como um concurso ou uma disputa. Nenhum dos músicos mencionados abaixo merece ser comparado aos outros, pois todos eles superaram o conceito de excelência. O virtuosismo é algo para ser admirado e não confrontado.

Com esse ponto de vista, te convidamos para um exercício de admiração e inspiração! Conheça nossa lista de alguns dos melhores nomes de um dos grandes instrumentos musicais.

1. Claudio Monteverdi (1567-1643)

Considerado o primeiro grande violinista da história, Monteverdi não poderia ficar de fora de nossa lista. Ele nasceu em Cremona, Itália, em 1567 e viveu até 1643. As informações históricas sobre ele não são muito precisas, mas é certo que ele ajudou a popularizar o instrumento.

Sua obra Orfeu conquistou as altas classes, o que era fundamental para o sucesso na época. Antes dessa ópera, o violino era usado em músicas populares, mas assumiu um lugar especial na peça nobre e emocionante do italiano. Além de sua obra famosa, destaques para:

  • O Retorno de Ulisses à Pátria (1640);
  • A coroação de Popeia (1643).

2. Paganini (1782-1840)

Niccolo Paganini nasceu em 1782 e em 1787, com 5 anos de idade, já carregava um violino na mão — ou deveríamos dizer na alma? Niccolo revolucionou a técnica de execução e tem o grande mérito de ter conquistado uma legião de admiradores em vários estilos musicais.

Para muitos violinistas, tocar uma peça de Paganini é como ser coroado como virtuose, ainda que alguns não se incomodem em assumir o lado pejorativo do termo — de falta de expressão sentimental.

Em sua época, Paganini experimentou uma forma de sucesso eufórica. Os concertos do italiano eram animados e inspiradores. Em um desses eventos curiosos e trágicos da história da música, ele foi acusado de ter feito um pacto com o diabo, motivo pelo qual não foi enterrado como religioso. O destaque vai para sua obra para violino solo: 24 Capriccio, de 1817.

Segue o audio de uma clássica gravação do Capriccio 24 tocada por outro grande virtuose do violino que também merecia estar em nossa lista de melhores violinistas do mundo – Itzhak Perlman

 

 

3. Samvel Yervinyan (1966)

Para não deixar a atualidade de fora, vale destacar o músico armênio que nasceu em 1966. Ele tem uma habilidade extraordinária e viaja o mundo exibindo o seu talento.

Suas apresentações são de estilo crossover mesclando temas clássicos adaptados a um formato popular ricas em improvisação.

 

 

5. Camille Berthollet (1999)

Mais popular, a franco-suíça Berthollet ganhou o concurso Prodiges, da televisão francesa, aos 16 anos de idade. Sua carreira evoluiu muito desde então, garantindo a marca de 100 mil cópias vendidas de seu álbum.

 

6. Hilary Hanh (1979)

A estadunidense Hilary, entre outros títulos, já ganhou o Grammy 3 vezes. Ela já atuou como solista de grandes orquestras e recebeu composições de vários compositores contemporâneos. Em seu site, ela destaca as obras de Antón García Abril, encomendadas por ela: “Toda vez que eu via Antón […] eu o incomodava a escrever um conjunto de seis obras polifônicas (à la Bach, Ysaÿe ou Ernst) para mim. […] Eu nunca tinha encomendado música solo ou um conjunto de obras de um único compositor, mas sabia que essa música precisava ser escrita.”

 

Por fim, só nos resta reforçar nossa admiração aos que acreditamos que merecem o título de melhores violinistas do mundo. Claro que há muitos outros a serem lembrados, com muito mérito. Eles não foram listados em uma escala de valor, mas em ordem cronológica, para servirem todos de inspiração e exemplo a seguir. Não há quem não possa aprender com eles — musicistas ou não. E para você, qual seria a sua seleção?

Agora, compartilhe esta postagem nas suas redes sociais preferidas. É um ótimo tema para chamar a atenção para o violino e ampliar ainda mais a sua popularidade.

13 thoughts on “Os 5 melhores violinistas do mundo e seus maiores feitos

  1. JESUS JOSÉ SABINO disse:

    Prezado,
    Vivaldi é o maior violinista e compositor para violino de todos os tempos e dessa sua lista ficam apenas Monteverdi e Paganini…Depois tem Tartini r mais de cem italianos…logo em seguida, Sarasate. Ysaye, Yehude…Nos dias atuais: Caraminhola,Zimmermam; Miss Samuelsen; Miss Yuosessfian, Miss Jansen, Biondi muitos outros (a)… Talvez um dia cheguemos nesse que você listou!
    Pesquisador de História da Música,
    J Sabino

    1. Rogério Schmidt disse:

      Grato por sua pertinente colaboração Jesus Sabino.

      Como citamos no post: “Naturalmente, a comparação pode ser realmente difícil e ingrata. Por isso, não pense neste texto como um concurso ou uma disputa”…. e apenas fizemos um exercício de criar uma “lista de alguns dos melhores nomes de um dos grandes instrumentos musicais”.

      Sem dúvida há inúmeros outros grandes virtuoses do violino que poderiam ser citados como você referiu alguns deles.

      Esteja à vontade para contribuir, será sempre bem-vindo.

      Abraço.

    2. Yougusslev disse:

      Itzhak Perlman pega todos etes nomes que citou acima e coloca no bolso da camisa.

  2. jose Rufino Xavier disse:

    Atualmente pelos violinistas vivos que se encontram em evidências gosto muito de Hilary Hanh
    que é a minha preferida, Temos outras mas, algumas pelo ser modo de ser, não me atraem.i

    1. Rogério Schmidt disse:

      Grato pela sua contribuição José. Hilary Hanh é fantástica mesmo. Endorser da Thomastik-Infeld. Fã e usuária das Thomastik-Infeld Dominant desde os 13 anos de idade!! https://www.encorda.com.br/produto/cordas-thomastik-dominant-135b-violino/

  3. FERNANDO MARCELO PANEGUTTI disse:

    caríssimos, o que acham de incluir o grande Itzhak Perlman… considerado um dos maiores violinistas do seculo XX e XXI

    1. Rogério Schmidt disse:

      Gratos por seu comentário Fernando. Sem dúvida é um grande nome, dentre muitos outros, a ser lembrado. Chama muito a atenção em sua carreira o fato de além de uma brilhante e reconhecida atuação na música erudita, ter ido além nas linguagens do jazz e na popularidade de trilha sonora para o cinema. Abraços!

  4. Matheus Galdino disse:

    Acho que você se equivocou um pouco na data que Paganini tinha 5 anos… “Niccolo Paganini nasceu em 1782 e em 1987, com 5 anos de idade,”, demorou 205 anos para ele completar 5 anos? kkkkkkkk
    Excelente artigo, obrigado pelos conhecimentos.

    1. Rogério Schmidt disse:

      Gratos Matheus. Vamos corrigir. Pequeno equívoco de digitação. Ehehehe

  5. Evandro disse:

    Nem sei quem são essas duas dessa lista. Cadê o Jascha Heifetz e o Itzhak Perlman?

    1. Rogério Schmidt disse:

      Olá Evandro, como já foi comentado aqui anteriormente, é apenas uma sugestão de lista que jamais será unânime. Sua opinião é válida e bem-vinda. Inclusive ItzhaK Perlman já foi citado e aplaudido aqui nos comentários acima. Fique à vontade para citar outros nomes de seu interesse. Abraço.

  6. Evandro disse:

    Pesquisei só pra ver que a tal hilary é só mais um robô, igual chinês: técnica perfeita, interpretação vazia.

    1. Rogério Schmidt disse:

      Novamente Evandro, as opiniões são pessoais e divergentes. Para muitas pessoas é uma das melhores do mundo. Também foi comentado acima. Abraço.

Deixe um comentário