Gustavo Fontes

Mudança de posição da mão esquerda ao contrabaixo acústico – aprenda na prática!

mudança de posição contrabaixo

A mudança de posição da mão esquerda ao contrabaixo é um constante desafio a instrumentistas de todos os níveis. Para o iniciante há uma busca do aprendizado inicial de “achar” as notas sobre o espelho. Enquanto o músico profissional, procura digitações variáveis para passagens musicais diversas que frequentemente demandam mudança de posição.

É preciso sempre ter em conta a particular importância que o controle das mudanças de posição assume nos denominados “instrumentos não-trastejados”, como por exemplo, o contrabaixo acústico, violoncelo, viola clássica e o violino.
Afinal, não há marcações que possibilitem o simples controle visual da disposição das alturas sobre o espelho desses instrumentos. Isto se opões ao caso de instrumentos trastejados, como, dentre outros,  o violão, a guitarra elétrica ou o baixo elétrico.

Segue uma proposta de exercício que combina o controle de mudanças de posição e controle de fechamento e abertura dos dedos da mão esquerda a ser praticado no contrabaixo acústico.

Leia, assista ao vídeo e pratique!!

A função do dedo indicador na mudança de posição ao contrabaixo

As mudanças entre as posições da mão esquerda sobre o espelho do contrabaixo devem ser controladas, basicamente, através da distância percorrida pelo dedo indicador sobre o espelho. Isto é, pelo “intervalo musical ” específico de deslocamento do dedo indicador (dedo 1) sobre o espelho.
Isto se dá, justamente, porque o “dedo 1” vai literalmente “substituindo” a pestana superior do instrumento ao longo do espelho. Por isso, podemos também chamá-lo de “dedo transpositor” ou, mais diretamente, “dedo-pestana”.

Observação em relação ao conceito de intervalos musicais

Os intervalos musicais medem, denominam e classificam as diferentes “distâncias intervalares” entre os sons em música. Isto é, a diferença frequencial percebida entre as diversas alturas, pois cada altura (ou, de modo mais simples, “nota musical”) vibra em uma frequência específica. O intervalo entre duas alturas não se altera por que estas se encontrem sobrepostas (eixo vertical, a serem executadas simultaneamente) ou justapostas (eixo horizontal, a serem executadas uma após a outra).

Controle de abertura/fechamento entre os dedos

Uma vez controlada a “distância intervalar” percorrida pelo dedo transpositor (ou simplesmente “salto”), resta-nos ainda controlar a proporção de fechamento/abertura entre os dedos 1 e 4 (indicador e mínimo), ou seja, a diferença de “tamanho” entre as posições.
É simples: quando se vai do grave ao agudo, as posições fecham (estreita-se a distância entre os dedos 1 e 4).  Por outro lado, quando se vai do agudo ao grave, as posições abrem (alarga-se a distância entre os dedos 1 e 4).

Estudo dirigido – mudança de posição ao contrabaixo

O exercício abaixo visa ao desenvolvimento simultâneo do controle das mudanças de posição por meio do controle do intervalo específico percorrido pelo dedo-pestana, e do controle da proporção de diminuição/aumento da dimensão das diferentes posições ao longo do espelho, utilizando-se da quinta justa, formada sempre entre os dedos 1 e 4, como referência auditiva inequívoca:

 

Abaixo, disponibilizamos uma vídeo aula para facilitar o entendimento do exercício proposto. Aproveite!!

Inscreva-se em nossa newsletter agora para se manter informado sobre outras dicas de seu interesse.

 

 

author-avatar

About Gustavo Fontes

é professor de contrabaixo da Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP) e da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), também na cidade de São Paulo – duas das maiores escolas de Musica do Brasil. É graduado em música pela USP e pós-graduado na Alemanha pelas Musikhochschule Köln (Orchester – Examen) e Musikhochschule Mannheim (Solisten – Examen). Atualmente, é pós-graduando em musicologia do Departamento de Música da USP. Gustavo tem atuado como solista, recitalista, camerísta, músico de orquestra e professor convidado em numerosos relevantes grupos artísticos e festivais de música por todo o Brasil e no exterior.

Deixe um comentário