Se você quer aprender mais sobre a teoria da música para melhorar o seu desenvolvimento, é importante entender o que é frase musical. O conceito se assemelha ao de frase da língua portuguesa, pois é a junção de pequenos grupos de notas que formam uma ideia completa em sentido.
Quer entender melhor sobre o que é frase musical e quais são as particularidades? Continue a leitura e confira!
O que é frase musical?
Como já foi dito, a frase musical é um conjunto de notas que forma a menor unidade com sentido completo em uma composição. Em comparação ao conceito de frase da língua portuguesa, o seu fim seria como uma pontuação. Assim, ela é um fragmento na música, da mesma forma que as frases juntas formam um texto maior.
Os motivos musicais
Além das frases, as composições também contam o motivo, e é preciso saber a diferença entre eles. Trata-se da menor unidade da música com sentido temático. Os motivos são trechos que nos permitem identificar a música. Assim, eles se repetem e, a partir deles, o compositor cria variações e explora as possibilidades de ideias.
Nesse sentido, o termo riff é muito comum ao se referir à guitarra, apesar de não ser exclusivo desse instrumento. É uma gíria para o motivo executado pelo músico. Assim, o riff é uma unidade musical marcante, que é tocada de maneira repetida na música. Ele é feito sobre uma harmonia simples e não conta com muitas notas.
Qual a importância de saber o que é frase musical?
Os músicos que desejam evoluir em seus conhecimentos precisam dedicar algum tempo ao estudo da teoria. Isso porque, a partir de uma boa base teórica, é possível tornar o desenvolvimento mais independente e consistente, além de trazer muitas possibilidades novas à forma de tocar.
Ao conhecer o conceito de frase musical e suas variações, é possível perceber as ideias envolvidas na composição das músicas que se estuda. Isso também é importante para quem pensa em compor, pois ao saber qual é a estrutura musical, o músico pode explorar as suas possibilidades criativas.
Como criar frases musicais?
No início pode parecer difícil criar as frases musicais por conta da falta de domínio de fatores melódicos, rítmicos e harmônicos. Contudo, é importante exercitar a criação para conhecer cada vez mais sobre a teoria musical e, assim, tornar isso cada vez mais natural.
Uma dica interessante é praticar a partir de frases com harmonia prefixada. As primeiras tentativas tendem a ser as mais desafiadoras, mas com a persistência elas começam a ficar mais fluidas.
Também é muito válido observar as frases das músicas que você escuta. Um exemplo bem claro é o primeiro movimento da Quinta Sinfonia de Beethoven. As notas iniciais são o motivo e em seguida são executadas as frases musicais relacionadas a ele. A composição é tão marcante que pode ser reconhecida em qualquer lugar do mundo.
No meio popular, um exemplo é a música Sweet Child O’ Mine, da banda Guns N’ Roses. Na introdução existe um motivo muito famoso, com um padrão melódico dedilhado que varia a cada 2 compassos. No solo da guitarra é possível perceber com bastante clareza a transição das frases e como elas se relacionam entre si.
Para compreender o que é a frase musical e explorar a teoria nas músicas que você toca, é importante que o seu estudo seja regular. Com isso, a identificação das partes da música fica mais natural, o que também melhora a bagagem pessoal para a criação. A recomendação é escutar as músicas sempre com atenção aos detalhes explorados pelo compositor.
Quer acompanhar mais dicas e informações sobre música do Blog da Encorda? Curta a nossa página no Facebook e não perca nossos conteúdos!