Música

Você sabe o que é harmonia na música?

o que é harmonia na música

Para ser um bom músico é importante aliar a teoria e a prática. Isso porque a prática desenvolve as habilidades mecânicas para tocar o instrumento escolhido, e a teoria permite compreender melhor a música. Esta também é fundamental para a composição e o improviso. Nesse sentido, é muito importante saber o que é harmonia na música.

Este post vai ajudar a melhorar a compreensão sobre o assunto. Boa leitura!

O que é harmonia musical?

A harmonia musical é a combinação de notas de maneira organizada, para gerar sons que se equilibram entre si. Trata-se de um conjunto de sons dispostos em ordem simultânea ou sobrepostos concebendo o conceito de verticalidade em música, ou seja, som sobre som. Se contrapõe à melodia, que é a combinação de sons em ordem sucessiva estabelecendo a horizontalidade, uma nota após a outra. A relação dessas notas sobrepostas gera acordes com suas respectivas particularidades.

Com isso, os instrumentos ditos harmônicos como violão, piano e harpa deixam mais evidente a percepção do conceito de harmonia pois, viabilizam mais facilmente a execução simultânea de várias notas.

Entender o que é a harmonia musical é importante, visto que isso possibilita uma melhor compreensão estrutural das músicas. Como mencionamos, isso também é fundamental para músicos que desejam compor ou fazer arranjos, pois permite selecionar notas a fim de criar, principalmente, as bases que vão sustentar e equilibrar a melodia.

Qual a relação entre a harmonia e os acordes?

A formação dos acordes respeita a harmonia musical. Assim, a tríade é a categoria mais simples de acorde. Ela recebe esse nome por ser formada por três notas distintas: a tônica (1º grau), a terça (3º grau) e a quinta (5º grau).

Dessa maneira, a tônica é a nota que dá nome ao acorde. As notas são encontradas na escala cromática da seguinte forma: a terça fica dois tons após a tônica em acordes maiores e um tom e meio em acordes menores. A quinta sempre é encontrada três tons e meio após a tônica.

Como exemplo, se fôssemos montar um acorde de Dó maior (C), usaríamos a escala de Dó maior que é composta pelas sete notas ou sete graus Dó (1ºgrau) – Ré (2ºgrau) – Mi (3ºgrau) – Fá (4ºgrau) – Sol (5ºgrau) – Lá (6ºgrau) – Si (7ºgrau). Assim o acorde de Dó Maior (C) é formado com as notas Dó (1ºgrau) – Mi (3ºgrau) – Sol (5ºgrau).

Acordes com notas acrescidas, como as tétrades (aqueles que acrescentam uma quarta nota), também precisam respeitar a harmonia das notas para conseguirem o efeito desejado. O acorde representado por Am7, por exemplo, é um lá menor com sétima, ou seja, ele é formado por quatro notas diferentes, pois foi acrescentada a sétima nota da escala.

Como a harmonia funciona na música?

Como você pôde notar, a harmonia garante o equilíbrio entre as notas que são tocadas e faz com que sejam gerados sons que despertem sensações auditivas e sentimentos diversos no ouvinte. Com isso, ela pode ser usada em muitas variações.

Assim, ela permite a progressão harmônica, ou seja, a sequência de acordes que formam a base para a música. Ela também indica as notas que vão compor a melodia.

Nesse sentido, conhecer a harmonia musical traz, também, a possibilidade de direcionar o efeito que se pretende com o discurso musical. A partir do embasamento teórico, por exemplo, é possível utilizar acordes consonantes nos momentos em que a música requer relaxamento, ou dissonantes, quando a intenção é gerar tensão.

A construção musical tem muitos elementos, que podem ser conhecidos com mais profundidade. Por isso, as pessoas que desejam ampliar a sua compreensão teórica precisam entender o que é harmonia na música e que ela se trata de um tópico muito extenso, mas que permite bastante autonomia para a execução e a composição musical.

Se você deseja aprender mais sobre teoria da música, curiosidades, dicas e informações relevantes, assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail!

5 thoughts on “Você sabe o que é harmonia na música?

  1. Sueli von Helde disse:

    Sou iniciante no estudo do acordeón e essa explicação sobre o que é harmonia me pareceu sucinta e bastante esclarecedora.

    1. Rogério Schmidt disse:

      Gracias!!

  2. Jeferson lobato disse:

    Se eu cantar a NOTA Dó e outra pessoa cantar a mesma nota, na mesma oitava, isso é harmonia ou só melodia?

    1. Rogério Schmidt disse:

      Olá Jeferson, tudo bem?!
      Na verdade considerando apenas duas notas ainda não seria possível definir nem como harmonia nem melodia e sim, como algo ainda mais elementar que denomina-se intervalo musical. Nesse caso como se trata da mesma nota, chama-se esse intervalo de uníssono. Leia mais sobre intervalos acessando outro conteúdo do blog no link:
      https://www.encorda.com.br/blog/intervalo-musical/
      Abraço

Deixe um comentário